Pedagogiando

Pedagogiando
- Pensando a educação num mundo de loucos.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Portifolio Eletrônico na formação dos Professores e dos Alunos

     A avaliação sempre foi tema de debates e sempre dividiu opiniões de todos os agentes envolvidos nesse processo. Ela sempre foi vista e muitas vezes para classificar e taxar os alunos com o sistema de notas. Existem diversas alternativas de fugirmos desse modelo, um exemplo disso é a avaliação formativa - que tem a sua preocupação voltada ao acompanhamento especial e contínuo ao aluno e permite que ele e o aluno interajam nesse processo de aprendizagem e também permite ao professor uma auto-avaliação mais crítica sobre suas práticas e estratégias de ensino.
      Dentro desse processo o Portifólio eletrônico é uma ferramenta que permite ao aluno ser autor da aprendizagem. Na elaboração do portifólio eletrônico é necessário que o aluno disponha de alguma cyber-ferramenta (como os blogs) e lá o aluno passa a organizar, selecionar o seu espaco onde  ele possa se expressar e compartilhar seu aprendizado com os demais.
      O Portifólio eletrônico possui uma grande importância na formação de professores, pois assim poderemos observar as novas práticas que utilizaremos em sala de aula, tornando a prática do ensino mais dinâmica e trazendo a realidade tecnologica para o contexto dos alunos.                                                                                                           

Um comentário:

  1. Bruno, muito interessantes as suas percepções acerca da avaliação. Sugiro que coloque mais algumas ideias, a partir do texto lido, que podem contribuir para uma avaliação formativa no campo da formação de professores. Procure, também, colocar sua experiência como aluno da Pedagogia, percebendo a forma com é avaliado o seu percurso.
    Continue organizando seu pensamento dessa forma!

    Grande abraço,
    Ivan

    ResponderExcluir