Pedagogiando

Pedagogiando
- Pensando a educação num mundo de loucos.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Debate 1 - Literatura com Letras e sem Letras na Ed. Infantil do Norte da Italia

      Essa parte do texto nos trás a reflexão sobre o trabalho realizado no município de Bolonha (Itáila) com relação a leitura na Ed. Infantil. E dentre outros fatores  que procurarei destacar aqui.
      O plano de fundo que os Educadores usaram para se trabalhar ao incentivo a leitura foi o livro...
       1.  Medidas que foram tomadas com relacao ao incentivo a leitura..
              - Criação de bibliotecas infantis.
       - Divisão por idade nesses espaços das bibiotecas.
              - Uso de material adequado as faixas etárias - sendo bem estratégicos.
- Professores comprometidos com a causa.
          2. No que acreditavam:
               - Construção do gosto pela leitura através do relacionamento da criança com o adulto.
               - Ler vai além do ato mecânico em si.
               - Existem diferentes tipos de leitura.
           - Que a história afirma o ideal de pertencimento, valoriza e co-relaciona com a vivência da criança.
             - A história desenvolve a imaginação e estimula a criatividade.
             - Que são aspectos chave... curiosidade, prazer, a compreensão e a fantasia.
        3. Objetivo:
              "O Objetivo  de tudo isso é fazer com que a criança aprenda a amar os livros, para que ela se desenvolva a curiosidade em descobrir os livros e para que se crie nela, tambem, uma motivaçao para querer a aprender a ler, para conhecer.. para que, no futuro, tenha a capacidade de introduzir-se nesse processo de leitura, o desejo de entrar em contato com o mundo escrito e tambem a criatividade necessaria para entrar em contato com as informaçoes." (p.13).
      4. Conclusão:
            Não podemos subestimar a inteligência de nossos alunos da ed. infantil pois eles possuem as suas vivências e seus saberes. É preciso que nÓs enquanto educadores forneçamos o aparato necessário para que eles desenvolvam de forma esperada.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário