Pedagogiando

Pedagogiando
- Pensando a educação num mundo de loucos.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Analisando: Produção Textual, análise de gêneros e compreensão - (Marcuschi).*

     
     Os gêneros  são estruturas de suma importância na comunicação humana. Pois através dele podemos interagir, construir e aprender. Podemos então dizer que os gêneros são as formas sociais incontornáveis aonde o indivíduo pode fazer uso dessa comunicação. Não podemos esquecer que os gêneros textuais estão presentes no nosso dia-a-dia trazendo para nós a importância do entendimento de que é preciso valorizar o conhecimento além das quatro paredes da sala de aula.Temos de considerar alguns meios que nos permitem aproximar do cotidiano, mostrando que existem diversas formas de se comunicar. A internet, o rádio, a televisão, a revista, o jornal dentre outros são os suportes tecnlógicos e visuais ajudando a disseminar os gêneros. Não podemos esquecer que é impossível se comunicar de forma verbal a não ser por um gênero.
     Nós enquanto educadores não podemos esquecer algumas diferenças que marcam os gêneros textuais dos tipos textuais, pois sabemos que há uma facilitação muito grande em delimitar essas diferenças, portanto veremos isso em alguns pontos abaixo:
  • Tipos textuais: # Sequência teórica definida pela linguística; Estão ligados a algumas categorias como: argumentação, narração e etc; 
  • Gêneros Textuais: # Referência dada aos textos materializados que cooperam para classificar e consolidar as atividades comunicativas; Ex: Telefonema, sermão, carta, bilhete e etc.                                        Podemos então concluir que a importância que os gêneros textuais possuem e que eles já fazem parte do nosso cotidiano indo além da sala de aula e que eles são ferramentas fundamentais na construção do saber tanto do aluno quanto do professor e que de forma correta utilizados se tornam armas importantes no processo dinamizador de ensino-aprendizagem formando o nosso aluno de forma a valorizar o seu contexto social e cultural.                                                  

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário