Pedagogiando

Pedagogiando
- Pensando a educação num mundo de loucos.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Um pouco sobre Prova Brasil e SAEB


      O Sistema de Avaliação da Educação Básica é composto por duas avaliações complementares.
ANEB – Avaliação Nacional da Educação Básica - abrange de maneira amostral os estudantes das redes públicas e privadas do país, localizados na área rural e urbana e matriculados no 5º e 9º anos do ensino fundamental e também no 3º ano do ensino médio. Nesses estratos, os resultados são apresentados para cada Unidade da Federação, Região e para o Brasil como um todo.
ANRESC - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - é aplicada censitariamente alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, de área rural e urbana, em escolas que tenham no mínimo 20 alunos matriculados na série avaliada. Nesse estrato, a prova recebe o nome de Prova Brasil e oferece resultados por escola, município, Unidade da Federação e país que também são utilizados no cálculo do Ideb.
As avaliações que compõem o Saeb são realizadas a cada dois anos, quando são aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários socioeconômicos aos alunos participantes e à comunidade escolar. (Fonte: http://provabrasil.inep.gov.br/) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário